1- O mercado de Tecnologia da Informação

O setor de serviços em geral vem percebendo um crescimento acima da média do país. Porém há um setor em especial, o segmento de Tecnologia da Informação (TI), que projeta e vem obtendo resultados bem superiores, isso pela intrínseca presença da tecnologia nas atividades empresariais, que vão desde o processo de colaboração até o desenvolvimento de seu produto/serviço final.

A TI está inserida em diversos setores da economia moderna, ajudando a aumentar a competitividade e a produtividade das empresas. Sua utilização intensa nas pequenas e médias empresas pode representar aumento de competitividade no Brasil, já que representam 20% do PIB nacional e são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país, segundo o IBGE.

Essa consciência que a tecnologia é peça chave para a competitividade empresarial, garante ao segmento uma sustentável projeção futura de crescimento dos gastos das empresas.

China, Índia e os países da América Latina, com destaque para o Brasil, estão em expansão no mercado global de TI. Esses centros possuirão mão de obra qualificada e ativa, relevância econômica e tecnologias para desenvolver as soluções que moverão o crescimento do mercado.

O setor cresce historicamente a taxas superiores ao PIB nacional. Em 2011, cresceu 11,3%, alcançando faturamento de US$ 102,6 bilhões e respondendo por 4,4% do PIB nacional, ou seja, perpassa todas as atividades econômicas.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontam que o setor de TI teve um faturamento de US$ 123 bilhões em 2012, respondendo por 4,5% do PIB nacional.

O gráfico a seguir demonstra a representação de cada um dos segmentos neste faturamento.

Faturamento do Mwecado de TI em 2012

Fonte: Brasscom - Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação

Com este resultado o Brasil já é considerado o quarto maior mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e o 7º no mercado de TI, segundo estudo realizado pela IDC Brasil.

A expectativa da Brasscom é que esse ritmo de crescimento se mantenha nos próximos anos, crescendo 14% em 2013 e chegando a participação de 6,5% do PIB brasileiro em 2022, números que poderão tornar o Brasil o terceiro maior mercado mundial do setor de TI, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

O mercado brasileiro de TI tem como referência os segmentos de serviços financeiros, óleo e gás, governo eletrônico e agricultura, mas possui um imenso potencial de desenvolvimento de soluções tecnológicas nos setores da saúde, educação, segurança, transparência e eficiência governamental.

Contribuindo para o desenvolvimento deste mercado, o governo federal anunciou ao final de 2012 o Programa de Incentivo à Indústria de Software e Serviços, denominado "TI Maior". Por meio deste programa serão disponibilizados R$ 486 milhões até 2015 para o desenvolvimento de projetos no país, sendo R$ 446 milhões em recursos para que as empresas que já atuam no segmento desenvolvam softwares no país aos setores de óleo e gás, defesa, energia, meio ambiente, mineração, finanças e telecomunicações.

Há ainda outros programas que estão sendo tratados por políticas públicas, a saber:

2- Condições de competição nos mercados

Atualmente a Companhia enxerga ter em torno de não mais de 30 empresas com especialidade em Outsourcing de TI, o principal segmento. Essas empresas possuem faturamento superior a R$ 25 milhões/ano e são bem estruturadas para a prestação deste serviço.

Por outro lado existem também centenas de empresas com faturamento de até R$ 10 milhões/ano que atuam em Outsourcing, buscando ganhar escala e mercado. Cabe ainda ressaltar, este serviço pode ser realizado por equipes internas das empresas, ou seja, sem que haja a terceirização para uma empresa especializada. E estes são os principais concorrentes.

Podemos destacar que a vantagem competitiva da Quality em relação a estas empresas está na adoção do conceito de "one stop shop" em soluções de tecnologias, ou seja, tudo que uma empresa necessita em tecnologia da informação em um único lugar, bem como na oferta de pacotes de serviços específicos por verticalização de negócios e tudo amparado pela utilização de metodologias e processos de trabalho consagrados e certificados e na forte aliança comercial e técnica que a Companhia tem com fabricantes de tecnologia.


CÓDIGO
imgCapctha