Linha do Tempo e Histórico

Linha do Tempo :

Histórico :

1989 – 1994: O início das atividades

Fundada em 1989, a Quality Software S.A. (“Companhia”) atua no segmento de Tecnologia da Informação. Com sede localizada no centro do Rio de Janeiro, possui filiais em São Paulo e Curitiba.
A Quality Software S.A. é uma empresa brasileira de Tecnologia da Informação, fundada em 1989 na cidade do Rio de Janeiro, sob a forma de sociedade limitada, pelos senhores Júlio Cesar Estevam de Britto e David Estevam de Britto.
Especializada em terceirização de projetos e operação de infraestrutura de Hardware, Software e Sistemas, a Quality segue o conceito de ONE STOP SHOP, ou seja, tudo que uma empresa necessita em TI em um único lugar.
Diante de um cenário de forte desenvolvimento do mercado de Tecnologia da Informação e as excelentes perspectivas econômicas para o Brasil, inclusive com o controle inflacionário e abertura do mercado, no início da década de 1990, a Quality adquiriu o seu primeiro cliente, o Ceasar Park Hotel, no Rio de Janeiro, para o desenvolvimento de sistemas de gestão de patrimônio e estoques.

1994 – 1999: Primeiro grande sucesso

Em 1994, fez o seu primeiro grande case de Outsourcing de Infraestrutura e Sistemas no Grupo Bozano, um dos maiores conglomerados do país à época, concentrando-se fortemente com este serviço no mercado até o final da década de 90, construindo assim, relações sólidas com os seus clientes e fornecedores.

2000 – 2002: Novas Parceiras, novos horizontes

No início dos anos 2000, com a economia mundial passando por um dos maiores períodos de prosperidade e estabilidade da história e a Internet sendo consolidada como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações, a Quality, em pleno processo de solidificação no mercado, firmou parcerias com os principais fabricantes de tecnologia mundial: a Oracle, a BEA Systems e a Novell.

Nesse mesmo ano, iniciou uma parceria com a CETIP para desenvolvimento e sustentação de seus sistemas Termo, Derivativos, Opções e outros

2003: Abertura de Filial em São Paulo

Já consolidada no mercado, em 2003 a Quality abre uma filial na cidade de São Paulo para permitir um atendimento presencial aos clientes locais, bem como a expansão dos seus negócios na maior cidade do país.

2004 – 2005: Investimento em qualificação, pesquisa e desenvolvimento, fortalecimento de parcerias

Em 2004, torna-se o único centro educacional da BEA Systems, empresa especializada em software para infraestrutura de aplicações, hoje incorporada pela Oracle. No ano seguinte, a Quality abre o Centro de Pesquisa e de Desenvolvimento em Manaus para atender a Siemens em projetos de alta tecnologia nos segmentos de telefonia móvel e de IPTV, a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television).

2006: Obtenção de certificações e mudança de empresa limitada para Sociedade Anônima.

Visando dar um salto de qualidade nos serviços prestados, a Companhia obtém em 2006 as certificações internacionais CMMI-2 (Capability Maturity Model Integration) e ISO 9001 (International Organization for Standardization) e a nacional MPS.BR-F (Brazilian Improvement Software Process), com o apoio financeiro do BNDES, por meio do PROSOFT, que é um programa para o desenvolvimento da indústria nacional de software e serviços de tecnologia da informação. Ainda em 2006, a Quality passou a ser uma sociedade anônima de capital fechado e já com o pensamento de realizar a abertura de capital ao final de 2013.

2007 – 2008: Novos horizontes.

Em 2007, com a decisão do governo brasileiro em adotar o padrão japonês de TV Digital, a Siemens decidiu fechar seu centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e vender sua operação de celulares para a Taiwanesa BENQ. Nesse momento, a Quality se deparou com a perda de 40% de sua receita em um curto espaço de tempo. Essa experiência criou dentro da Companhia a urgência em pulverizar sua carteira.

Junto com o espírito de inovação tecnológica promovida pela TV Digital Brasileira, o conhecimento técnico adquirido junto a Siemens em IPTV e a necessidade de apoio financeiro para conduzir os avanços nessa tecnologia, a Quality Software, em parceria com a TOTVS, funda a empresa TQTVD Software em 2007, parceria está mantida até 2010, quando a Companhia transfere as quotas representativas do capital da Sociedade de que é titular para a TOTVS.

2008: Desafios na busca de novos clientes e entrada de BNDSPar como acionista.

Em 2008, o cliente Domingues e Pinho Contadores, sugeriu que o contrato de outsourcing de TI que possuíam com a Quality Software fosse baseado em acordo de nível de serviço. Essa primeira experiência trouxe uma percepção positiva de indicadores de desempenho da prestação de serviço, deixando a avaliação da mesma baseada em fatos e evidencias, e o desacoplamento da relação homem hora do profissional técnico ao faturamento.

Os altos níveis de rentabilidade da Companhia aliados a sua estrutura diferenciada de organização e a excelência em processos e ferramentas de gestão de seus negócios, despertou o interesse do BNDES, que viu na Quality um grande potencial de crescimento e de consolidação no mercado de Tecnologia da Informação.

Assim, em 2008, o BNDES Participações S.A. (BNDESPAR) adquiriu 27% do capital social da Quality Software com o objetivo claro de profissionalizar ainda mais a sua estrutura administrativa e assim promover o seu crescimento de forma acelerada e sustentável.

2009: Reconhecimento do mercado.

Após um período de forte turbulência, gerado pelas incertezas da economia mundial, o Brasil apresentou grande potencial de crescimento ao atrair a atenção de investidores, configurando um novo ciclo de expansão econômica. Inserida nesse contexto e com o investimento maciço em automação e qualificação dos seus colaboradores, a Quality em 2009 foi classificada entre as 200 maiores empresas de Tecnologia da Informação do país.

2010: Crescimento e desinvestimento

Em 2010, com a estratégia de dar foco à Unidade de Terceirização de Projetos e Operação de Infraestrutura (BPO – Business Process Outsourcing), os investimentos da Quality proporcionaram expressivo crescimento de sua carteira de clientes e das margens operacionais, até pelo fato do desinvestimento em TV Digital, com a venda de sua participação na TQTVD para a TOTVS, o que gerou uma expectativa de ganhos relacionados à performance da Quality que se estenderá até o ano de 2014.

2011: Avanços Significativos

A Quality Software expandiu sua base de clientes com um contrato de Outsourcing Full com a Veracel Celulose, implementando um modelo de remuneração variável por performance. Reforçou sua especialização em tecnologia Middleware, adicionando clientes como NET e Infoglobo. 

Reconhecida pela Deloitte e Exame PME como uma das PMEs que mais cresceram no Brasil, a empresa integrou companhias inativas como QS Gerência de Projetos de Software Ltda, QS Gerência de Projetos de Software Ltda, QS Integração e Suporte Técnico de Informática S/S Ltda, QS Digital S/S Ltda, QS Tecnologia e Informática S/S Ltda, QS Projetos de Software Embarcados Ltda, aumentando seus gastos operacionais para fortalecer sua infraestrutura.

2012:  Consolidação e Evolução

Em 2012 acontece a transferência de ações de emissão da Quality Software S.A. ao patrimônio da Bering Participações Empresariais S.A., Companhia que tem por objeto a compra, a venda, a gestão de participação acionária ou quotas de organizações empresariais.

Como resultado e reflexo das ações de investimento mencionadas acima, a empresa teve um crescimento de 11,5% em 2012, com a obtenção de 33 novos clientes, principalmente nas verticais de: Óleo&Gás, Jurídico e Tecnologia, o que ampliou em 20% a base de clientes ativos, gerando, como consequência positiva desse fato, a majoração da perspectiva de crescimento da empresa para os próximos 4 anos.

No ano de 2013, em função da decisão dos acionistas que compunham a Bering, houve a desconstituição da Bering Participações Empresariais S.A., com a transferência de ações de sua emissão para o patrimônio da Quality Software S.A.

2015 – 2017: Estratégia de crescimento, aquisições.

A Companhia através de sua estratégia corporativa, busca promover o seu crescimento acelerado através da ampliação da carteira de clientes existentes e novos clientes nos mercados alvos de atuação.

No ano de 2015 a Companhia efetuou a aquisições de duas Companhias, TechSupply e Latin Tech, que atuam no mercado de TI com soluções de GRC – Governança, Risco e Compliance.

No ano de 2017 seguindo a estratégia de crescimento por aquisições a Quality finalizou a operação de compra do total de cotas da Premier IT, empresa referência nacional em Gestão de TIC (Tecnologia da informação e Comunicação) com diversas soluções que agregam ainda mais a expertise da Companhia no mercado de serviços de TI.

2018 – 2019: Automação e Plataformas Digitais.

Iniciamos em 2019 uma nova linha de produtos e serviços dedicada para clientes que possuem o interesse em otimizar, reduzir custos e melhorar a sua performance operacional, linha de negócios 4Automation, focada em automação de processos. Através da parceira exclusiva com a Automation Edge, empresa indiana, buscamos em 2019 oferecer soluções ainda mais completas a todos os nossos clientes.

Em setembro de 2019 a companhia iniciou a operação de uma nova plataforma, o Registro Eletrônico de Veículos (“REV”). A Plataforma visa digitalmente integrar as instituições financeiras ao Detrans de cada estado através do registro de contratos de financiamento de veículos automotivos. A plataforma traz agilidade, redução de possíveis fraudes e a eliminação dos serviços de “balcão”.

2022 – 2023: Aquisição e incorporação da Premier IT e ACCT. 

No dia 12 de janeiro de 2022 a Quality concluiu a aquisição da ACCT. Empresa de arquitetura e engenharia de software com 11 anos de história, que soluciona problemas conectados ao negócios do cliente com tecnologia. Desenvolve soluções de e-commerce para algumas das maiores marcas do mundo, especializadas em comércio digital, é líder no quadrante VTEX. Com sede em Atibaia, São Paulo, possui subsidiárias em Nova Iorque, Barcelona e possui projetos espalhados por 20 países.

Em 2023, no primeiro trimestre, foi finalizada a aprovação do processo de incorporação da Premier It na controladora. No terceiro trimestre do mesmo ano, foi realizada a incorporação da ACCT, o que permitiu a redução dos impostos sobre lucro, melhora do lucro operacional, lastreado no crescimento das linhas digitais e, sinergia operacional após a aquisição.